Roteiro com vinhos, queijo e chocolate na Austrália

Pfeiffer Wines, em Rutherglen (Foto: Thaís Sabino)

Uma região com arquitetura do século 19, margeada pelo rio mais longo da Austrália, com montanhas, vales e o melhor: vinho, queijo e chocolate. Charme é o que não falta no trio Rutherglen, Wahgunya e Corowa, localizado a cerca de 300 quilômetros de Melbourne, na fronteira dos Estados Victoria e Nova Gales do Sul. A região não é para quem quer agito, mas se você quer um fim de semana cheio de charme: esse é o destino.

Pfeiffer Wines, em Rutherglen (Foto: Thaís Sabino)

Minha primeira parada foi na vinícola Pfeiffer, em Rutherglen. Imagine um lugar todo arborizado, com mesinhas sob árvores, ponte sobre um um riacho para fazer piquenique, e vista para o lago Moodemere. Eu adorei essa vinícola. O atendimento, então, foi nota 10. Experimentei vários vinhos produzidos lá e trouxe dois para casa. Não deixe de provar o pinot grigio.

All Saints State, em Wahgunya (Foto: Thaís Sabino)

Seguimos para All Saints Estate, a poucos minutos dali, em Wahgunya. Já na entrada, é possível ver o quão especial é o lugar. Percorremos uma estradinha margeada por árvores nativas da Europa, de mais de 20 metros de altura, até chegarmos ao castelo de All Saints, construído com tijodos artesanais há mais de 100 anos. Ainda na entrada da vinícola, passamos por um jardim de rosas lindo. O lugar tem vales gigantescos, tour pela vinícola e um restaurante para lá de sofisticado.

All Saints State, em Wahgunya (Foto: Thaís Sabino)

Nós escolhemos parar na All Saints para fazer a degustação de queijos. Compramos uma variedade deles, entre brie, gouda, fetta temperado, e saboreamos com vista para os vales da vinícola. A família chegou da Escócia em 1852 e 12 anos depois, durante a “era do ouro”, iniciou a produção de vinhos. É a vinícola mais antiga da Austrália.

All Saints State, em Wahgunya (Foto: Thaís Sabino)

Depois do vinho e do banquete de queijos, seguimos para a sobremesa, a mais alguns minutos dali, em Corowa. Fomos até a Corowa Whisky & Chocolate. Só o prédio onde fica a fábrica de chocolate já é uma atração: está instalada em um antigo moinho de farinha, construído em 1920. Pedi um chocolate quente com avelã que estava DIVINO, feito com chocolate belga orgânico. O restaurante da fábrica também serve refeições com uma cara ótima… vou ter que voltar um dia lá para comer.

Corowa Whisky & Chocolate, (Foto: Thaís Sabino)
Corowa Whisky & Chocolate, (Foto: Thaís Sabino)

As vizinhas Rutherglen, Wahgunya e Corowa fazem parte de uma região que há 150 anos produz vinhos na Austrália. Acampamos em Rutherglen, de frente para o lago King, por $ 27 a noite. O camping conta com banheiros, cozinha e, se você tiver sorte, um céu coberto de estrelas para apreciar.

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

Entre em contato, opine e participe com sugestões para o blog

Sending

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *