Visto de trabalho na Nova Zelândia: como conseguir?


Recebo constantemente mensagens de leitores perguntando sobre como conseguir um emprego na Nova Zelândia, principalmente depois daquela história da cidade Kaitangata, na ilha sul do país, que anunciou a busca por trabalhadores. Geralmente, quem me pergunta sobre o assunto tem família e não quer passar apenas um tempo na Nova Zelândia, mas começar uma vida por lá. Bom, para trabalhar no país é preciso estar autorizado, ou seja, ter um visto de trabalho.

O Work Visa pode ser solicitado dentro ou fora da Nova Zelândia e existem vários tipos de visto de trabalho. O primeiro requisito é receber uma oferta oficial de um empregador, que vai suportar sua solicitação de permissão de trabalho no país. A empresa precisa provar que tentou contratar mão-de-obra local, ou seja, que abriu a oportunidade para neozelandeses e residentes permanentes, mas que não encontrou o empregado ideal.

Entre as declarações que a empresa precisa fazer, está o detalhamento das funções da vaga de trabalho e que você preenche os requisitos, tanto em relação a estudos como em experiência profissional. Isso significa que o primeiro passo é encontrar a oportunidade de emprego que se encaixe no seu perfil e a empresa disposta a não só te oferecer a vaga, como fornecer a documentação necessária para o visto.

Uma vez que você conseguiu realizar essa primeira parte, tudo fica mais fácil. Terá que fornecer exames médicos, documentos pessoais, documentos profissionais, certificado de antecedentes criminais emitido no Brasil, e pagar a taxa para a emissão do visto. Você precisará preencher os formulários NZ1015 – Solicitação para Visto de Trabalho (Work Visa Application) e juntar com o NZ1113 – Formuário do Empregador (Employer Supplementary Form) que deve ser preenchido pela empresa. O processo pode ser feito com ajuda de um Visa Adviser.

Entre os documentos necessários:
– Passaporte válido
– 2 fotos 3×4 recentes
– Oferta de trabalho
– Detalhamento da vaga e funções
– Contrato de trabalho
– Comprovação de experiência profissional e qualificações para a vaga
– Raio-X feito em clínica credenciada pela imigração da Nova Zelândia que deve ser apresentado junto ao formulário INZ1096 – (Chest Ray Certificate)
– Atestado Médico emitido por clínica credenciada pela imigração da Nova Zelândia, que deve ser apresentado junto ao formulário INZ1007 – (General Medical Certificate) caso o visto dure mais de um ano
– Certificado de antecedentes criminais emitido no Brasil, caso o visto tenha validade superior a dois anos

Com o visto de trabalho, a sua permanência legal no país fica atrelada ao empregador e a sua garantia de emprego. Isso significa que se você for demitido e não encontrar uma outra empresa para te contratar, terá que deixar o país.

Residência permanente
A residência permanente não requer uma oferta de emprego e garante, como o próprio nome já diz, que a pessoa more na Nova Zelândia por tempo indeterminado. Como residente permanente, você pode trabalhar, morar, estudar e usufruir de direitos que os cidadãos neozelandeses têm. O visto de residência é concedido com base em um sistema de pontos divididos em várias categorias: o candidato soma pontos de acordo com sua carreira, idade, experiência profissional e outros quesitos e quando atinge 160 está apto para pedir a residência permanente.

O Work Visa é um caminho para solicitar a residência permanente, pois a experiência de trabalho na Nova Zelândia conta pontos no sistema usado pela imigração. Outra forma é a Skilled Migrant, válida para profissionais que estão em falta no país. Se a sua profissão está na lista de profissões em demanda, esse visto é uma boa opção.

A primeira etapa, caso você tenha os pontos necessários, é online, quando você demonstra interesse em se tornar residente da Nova Zelândia preenchendo um formulário no site da imigração. É preciso ter até 55 anos para aplicar e falar inglês. Depois, você passará por um processo seletivo, entrevistas e terá que providenciar uma série de documentos. O processo para conseguir residência permanente na categoria Skilled Migrant pode levar anos.

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

Entre em contato, opine e participe com sugestões para o blog

Sending

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *