Freycinet: uma das 10 melhores praias do mundo está na Tasmânia

Vista da Wineglass Bay, no Freycinet National Park (Foto: Thaís Sabino)

O Freycinet National Park foi o meu local favorito durante a viagem pela Tasmânia. O parque fica no sudeste da ilha, tem floresta, cachoeira e abriga uma das 10 melhores praias do mundo: a maravilhosa Wineglass Bay. Reserve pelo menos dois dias para curtir a energia do Freycinet e, se puder, acampe no parque nacional. O Freycinet National Park fica a cerca de 90 quilômetros de St. Helens e a 170 de Hobart. A entrada custa AUD 24 por veículo com até oito passageiros e você precisa reservar um spot no camping dentro do parque via e-mail ou telefone.

Chegamos já no final do dia e encontramos o MELHOR lugar de toda a viagem para montar a barraca. O camping na área interna do Freycinet National Park tem espaços bem reservados, cercados por árvores e com acesso privado para Coles Bay. É certo que não tem água quente nos chuveiros e o chão é muito duro para colocar os pinos da barraca, mas a paisagem é inesquecível. O lugar é muito lindo, muito mesmo. O cair da noite, o céu estrelado, a água do mar e as montanhas emoldurando tudo isso… jamais vou me esquecer da sensação de estar lá.

Camping no Freycinet National Park (Foto: Thaís Sabino)
Camping no Freycinet National Park (Foto: Thaís Sabino)

Cozinhamos burritos e nachos de frente para o mar em um fogão portátil, mas você pode usar churrasqueiras disponíveis em uma área comunitária do camping. O ponto mais famoso do parque é a Wineglass Bay, uma praia que tem uma curva perfeita formada pela areia branca, mar cor de safira e montanhas ao fundo. É a praia mais bonita que já vi e ficou ainda mais encantadora com a apresentação de um grupo de golfinhos nadando de um lado a outro da baía.

Wineglass Bay no Freycinet National Park (Foto: Thaís Sabino)

Para chegar lá, fizemos uma caminhada de cerca de duas horas, passando pelo mirante The Hazards. Dica: saia cedo, pois após as 10h é difícil de achar vaga no estacionamento próximo ao início da trilha. De Wineglass Bay, é possível fazer as trilhas Isthmus e Hazard Beach track que passa por vários mirantes com vista para as praias do entorno. A caminha é leve e vale muito a pena.

Trilha no Freycinet National Park (Foto: Thaís Sabino)
Trilha no Freycinet National Park (Foto: Thaís Sabino)

Trilha no Freycinet National Park (Foto: Thaís Sabino)

De tão apaixonada que fiquei pelo Freycinet National Park, decidi passar mais uma noite lá, desta vez acampando na Friendly Beaches. O camping é gratuito, não precisa de reservas, conta com banheiros, mas não tem abastecimento de água. Encontramos uma pequena clareira em meio a árvores e lá montamos a barraca. Não conseguimos uma vista como a da primeira noite, mas passamos a noite cercados por natureza. Todas as praias do parque são bonitas, de águas calmas e limpas.

Se você gosta de frutos-do-mar, vai encontrar uma série de restaurantes especializados por lá. Freycinet é um destino bastante escolhido para lua-de-mel, então, se camping não for a sua praia, não faltarão opções de hoteis e resorts para se hospedar.

Friendly Beaches no Freycinet National Park (Foto: Thaís Sabino)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *