Cradle Mountain: o parque nacional mais visitado da Tasmânia

Cradle Mountain National Park na Tasmânia (Foto: Thaís Sabino)

Se você está planejando uma viagem para a Tasmânia, provavelmente já se deparou com o nome Cradle Mountain National Park em suas pesquisas. O parque mais visitado da ilha não está nos guias de turismo à toa: é uma combinação de vales, florestas, lagos e rios em um lugar só, com paisagens maravilhosas e muita, MAS MUITA, natureza. O melhor de tudo é que não é apenas uma atração para mochileiros e aventureiros, você consegue chegar a vários pontos do parque de ônibus e caminhadas curtas.

Minha primeira dica é: se você vai visitar outros parques nacionais na Tasmânia, cogite comprar o passe para o mês, pode economizar alguns dólares. Caso não, terá que pagar AUD 16,50 por pessoa já com direito a usar o ônibus interno no parque. Cradle Mountain fica a cerca de 80 quilômetros ao sul de Devonport. Você pode acampar no parque, mas é preciso fazer reserva com antecedência para conseguir vagas. Caso não consiga, chegue cedo pois lá é um cardápio apetitoso de trilhas, trechos que duram menos de uma hora até caminhadas de um dia inteiro.

Cradle Mountain National Park na Tasmânia

Bom, eu escolhi a seguinte rota: descer do ônibus em Ronnie Creek, seguir para o Dove Lake, caminhar ao redor do lago, subir até Wombat Pool e Wombat Peak, e voltar a Ronnie Creek passanfo pela Crater Falls. Foi um dia todo de trilha. No caminho, há apenas um banheiro e bebedouro, em Dove Lake, então leve água e lanchinho para o passeio.

A caminhada entre Ronnie Creek até Dove Lake é de 3 km e passa pelo Lake Lilla, muito bonito. O Lake Dove é gigantesco, cercado por montanhas e foi formado pelo derretimento de geleiras. É lá onde está a caminhada mais famosa – e considerada a mais bonita – do parque: o Dove Lake Circuit, que tem 6 km de extensão. A trilha passa no meio da floresta local, praias e cachoeiras. Segundo a classificação do parque, é uma caminhada fácil para toda a família. Reserve de duas a três horas para o percurso.

Cradle Mountain National Park na Tasmânia (Foto: Thaís Sabino)

Cradle Mountain National Park na Tasmânia (Foto: Thaís Sabino)

Voltei uma parte do caminho até o Lake Lilla e peguei a Wombat Pool Track até Wombat Pool e o Crater Lake. A vista de lá é incrível! A caminhada ao redor do Lake Dove é imperdível, mas não proporciona uma vista panorâmica como do alto do Wombat Peak, a 1.105 metros acima do nível do mar. De lá segui ára Crater Falls e de volta a Ronny Creek onde peguei o ônibus de volta ao estacionamento do parque.

O pico mais alto é o da Cradle Mountain e chega a 1.545 metros. Para chegar lá é preciso percorrer 6,4 km partindo de Dove Lake pela Marions Lookout. Eu não fiz essa trilha, mas a estimativa é que o percurso leve entre seis e oito horas ida e volta. É preciso escolher um dia com tempo bom e visibilidade para aproveitar a vista lá de cima. Não deixe de incluir Cradle Mountain no seu roteiro pela Tasmânia, eu adorei!

Cradle Mountain National Park na Tasmânia (Foto: Thaís Sabino)

O que você precisa?
– Roupa impermeável
– Botas para trilha
– Roupa de frio (no altíssimo verão, os termômetros não passaram dos 15 °C quando eu fui)
– Lanche
– Água
– Mapa

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

Entre em contato, opine e participe com sugestões para o blog

Sending

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *