Tasmânia: como chegar e quando ir

Cradle Mountain, na Tasmânia (Foto: Thaós Sabino)

A Tasmânia é uma ilha que faz parte da Austrália, localizada a cerca de 450 quilômetros de Melbourne. A pequenina terra do famoso Taz, personagem dos desenhos Looney Tunes inspirado no diabo da Tasmânia, conta com pouco mais de 500 mil habitantes espalhados por campos, vales, montanhas e, claro, praias. Nas minhas últimas férias, escolhi esse lugar encantado para passar 8 dias acampando: fiquei completamente apaixonada por “Tassie”, apelido carinhoso dos australianos para a ilha.

Vocês verão por aqui um guia completo da Tasmânia, mas por ora vamos falar de como viajar para Tasmânia. Você tem duas opções: avião ou ferry, operado pela Spirit of Tasmania. O voo partindo de Melbourne tem duração de pouco mais de uma hora e as passagens são super baratas, dá para achar por menos de AUD 100 ida e volta. Outra vantagem é poder escolher diversas cidades como destino, enquanto na viagem de ferry você obrigatoriamente desembarca em Devonport, no norte da ilha. O trajeto a bordo do Spirit of Tasmania leva cerca de 10 horas e o custo varia se você levar automóvel, qual tipo e tamanho do veículo, se vai querer reservar suíte ou ficará nas poltronas reclináveis. Para dar uma ideia de preço, eu paguei AUD 1.038 para dois passageiros em poltrona reclinável, com direito a levar um carro.

Eu sei, é uma diferença gritante entre preços e tempo de viagem, por isso, acredito que só valha a pena viajar de ferry caso você pretenda acampar, como foi no meu caso. Se o seu tempo for curto, não é interessante gastar um dia inteiro em alto-mar; e caso pretenda ficar em hotéis, alugar um carro pode sair mais barato do que a diferença entre as passagens de ferry e de avião, já que não terá a economia de dormir em campings.

Spirit of Tasmania

Uma dica importante para quem vai de ferry é saber sobre as restrições em relação a levar alimentos para Tasmânia. Está escrito nos regulamentos da passagem, mas eu não vi e muita gente que embarcou no mesmo ferry que eu também não. Não é permitido desembarcar com qualquer alimento fresco (frutas, legumes, verduras, frutos-do-mar, etc). Os carros são revistados antes do embarque e quem não seguir as regras pode levar multa ao desembarcar.

O Spirit of Tasmania conta com bares, restaurantes, salão de jogos e até cinema. Todos os serviços são pagos, claro. Você pode viajar durante o dia ou de madrugada e precisa comprar as passagens com atencedência. O ferry é grande, mas não muito estável, então quem geralmente sente enjoo em barcos, é melhor se prevenir pois tanto na viagem de ida quanto na de volta balançamos sem parar.

Quando ir para Tasmânia?
A melhor época para viajar para Tasmânia é durante o verão, entre os meses de dezembro e fevereiro, mas não espere termômetros muito acima dos 20°C graus. Mesmo em pleno 40°C na Austrália continental, peguei uma média de 15° graus durante todo o tempo que passei em Tassie. O inverno é rigoroso, com temperaturas que raramente passam dos 12°C. E pode esperar chuva. A Tasmânia tem chuva durante o ano inteiro. Hobart, a capital, tem em média 161 dias chuvosos por ano. É muita água! E embora as praias sejam paradisíacas, o mar é geladíssimo e não passa dos 20°C no verão.

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

Entre em contato, opine e participe com sugestões para o blog

Sending

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *