Como tirar o visto de turista para a Austrália

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Brasileiros ainda precisam solicitar visto com atecedência para visitar a Austrália. Mas o processo é simples e dá para fazer tudo pelo site do departamento de imigração. No final de 2015, decidi passar dois meses na terra dos cangurus e fazer um mochilão pela costa leste do país.  O visto  de turista é o subclasse 600, que tem validade por 12 meses, sendo que o viajante pode permanecer três meses no país a cada visita ao longo de um ano.

O primeiro passo para a aplicação do visto é acessar o site do departamento de imigração e fazer o seu cadastro. Caso você tenha dificuldade para entender as informações em inglês, peça ajuda de alguém na hora de responder às questões. Você vai receber por e-mail seus dados de cadastro, com os quais deve fazer o login e selecionar o visto de interesse, no caso, o Visitor Visa Subclass 600. Você acessará, então, o formulário de solicitação do visto.

É preciso preencher o documento com dados pessoais, do passaporte, situação profissional no Brasil, motivo e duração da viagem, se está indo sozinho, se tem parentes ou amigos na Austrália, indicar quem vai arcar com os gastos da viagem, além de responder a uma série de perguntas de segurança, sobre histórico criminal, etc. Depois de preenchido o formulário, você será encaminhado para a página de pagamento, de AU$ 135 (2015), que pode ser feito com cartão de crédito.

Feito o pagamento, você pode – e deve – anexar documentos que suportem as informações colocadas no formulário. Os obrigatórios são: passaporte, certidão de nascimento e foto 3×4. Eu acrescentei ainda um extrato das minhas economias e contrato de trabalho que provava minha ocupação, também anexei minha passagem aérea de saída da Austrália. “Voilà”! É só aguardar a resposta por e-mail com o e-visa (visto eletrônico), que será a sua autorização de entrada na Austrália. O meu levou cerca de sete dias para sair, mas uma amiga solicitou tempos depois e a resposta – positiva – veio em menos de uma hora. O prazo estimado é de 10 dias úteis.

Antes de embarcar para a Austrália, com pelo menos 10 dias de antecedência, tome a vacina contra Febre Amarela e peça o certificado internacional emitido pela Anvisa. Lembre-se de ter em mãos comprovação de fundos para a viagem, seguro viagem e passagem de saída do país. Nas minhas três vindas à Austrália, não precisei mostrar esses documentos, mas o agente de imigração pode solicitá-los. Fui questionada, sim, sobre meus planos durante a viagem, tempo que permaneceria na Austrália, local de hospedagem e minha profissão.

Uma dica importante é limpar os calçados antes de colocá-los na mala, principalmente botas usadas para trilhas. A fiscalização sobre a entrada de terra proveniente de outros países é bem rígida. Além disso, recomendo solicitar o visto quando já tiver com os planos concretos de viajar para Austrália, pois o visto é válido por 12 meses contados a partir da aprovação.

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

Entre em contato, opine e participe com sugestões para o blog

Sending

One thought on “Como tirar o visto de turista para a Austrália

  1. No caso de cair em exigência e não cumprir no prazo estipulado posso dar entrada de novo a qualquer tempo? Ou existe alguma carência?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *