Nova Zelândia: 5 cenários de filmes para conhecer

hobbiton movie set nova zelandia matamata
Hobbiton Set, em Matamata, na Nova Zelândia

Quando eu estava na Nova Zelândia, me perguntaram tantas vezes como as coisas “iam na Austrália” que passei a responder como se eu realmente estivesse na terra dos cangurus. Antes de conhecer a Nova Zelândia eu não sabia muito sobre o país além do continente e mais ou menos onde estava no mapa. E foi só depois de pisar no país dos esportes radicais que descobri que na verdade eu já conhecia algumas das paisagens de tirar o fôlego da ilha, usada como cenários para filmes e séries. A Nova Zelândia é uma porçãozinha de terra que mistura praias, florestas, vulcões e picos nevados.

O diretor neozelandês Peter Jackson gravou a trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit lá. As produções As Crônicas de Nárnia, O Último Samurai e a série clássica, do meu tempo, rs, Xena, a Princesa Guerreira também tiveram locações na Nova Zelândia. Esses cenários valem uma visita e se você for fã do filme, a viagem pode ficar ainda mais emocionante. Entre os locais exibidos nas cenas de O Senhor dos Anéis, está o vulcão Mount Doom, localizado no Parque Nacional Tongariro – Patrimônio da Humanidade – e acessível por uma trilha de 20 quilômetros entre subidas e descidas que vão te marcar para o resto da vida.

Fazer a trilha conhecida como Tongariro Alpine Crossing foi a experiência mais incrível da minha passagem pela Nova Zelândia. Foram mais de sete horas de caminhada, surpreendidas por lagos cor de esmeralda e vistas da cadeia de vulcões. Para fazer a travessia, é imprescindível levar alimento, água e roupas apropriadas para chuva e vento – o tempo muda de uma hora para outra. Da entrada do parque, na State Highway 48, Mt Ruapehu, partem ônibus até o início da trilha pela manhã, e a tarde os mesmos veículos levam passageiros do final da trilha até a entrada do parque novamente. O caminho é todo demarcado e conta com dois banheiros. O parque fica próximo a Turangi, a 300 quilômetros ao norte de Wellington.

Tongariro Alpine Crossing, Tongariro National Park (Foto: Fábio Padilha)
Tongariro Alpine Crossing, Tongariro National Park

Já no sul do país, está outro ponto usado para gravação de cenas de O Senhor dos Aneis. Em Glenorchy, é possível avistar as encostas do Mount Earnslaw, exibidas nas produções. A vila fica próxima a Queenstown e é acessível de carro, em uma viagem ao longo do Lake Waikatipu, de aproximadamente 45 minutos. A estrada leva também a Paradise, onde Peter Jackson gravou mais cenas para a trilogia. O trajeto combina floresta com árvores gigantes e mata fechada, trechos do rio Jordan cortando a estrada e clareiras onde a vegetação é rasteira e dourada.

A vida de moradores de uma cidade mudou completamente depois das gravações de O Hobbit. Matamata, a pouco mais de 200 quilômetros de Auckland, ganhou um set de filmagens chamado Hobbiton, principal atração turística da região.  São 44 casinhas de Hobbit, salão de festa e a famosa The Green Dragon, tudo como é exibido no filme, para quem quiser visitar. O set foi construído na fazenda da família Alexander e o tour guiado, de cerca de duas horas, custa NZ$ 75 (adultos), NZ$ 37,50 (10 – 14 anos), NZ$ 10 (5 – 9 anos). Em Hobbiton, 95% do set é natural e apenas uma árvore, a gigante que fica acima da Bag End, é artificial.

Caminho para Paradise (Foto: Fábio Padilha)
Caminho para Paradise

O diretor Andrew Adamson escolheu uma praia com arco formado por rochas para ser parte do reino de Nárnia, em As Crônicas de Nárnia. A praia Cathedral Cove, fica na península de Coromandel, a cerca de três horas e meia de Auckland. Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha íngreme por cerca de 40 minutos partindo de Hanei. Cathedral Cove é simplesmente fantástica: isolada, tranquila, selvagem e banhada por águas cristalinas – e geladas, é claro. A praia é um ponto ótimo para a prática de snorkel também.

Coromandel - Cathedral Cove
Coromandel – Cathedral Cove

Nos arredores de uma das praias mais famosas da região de Auckland, Piha, foram gravadas cenas da série famosa dos anos 1990 Xena, a Princesa Guerreira. O Parque Regional Waitakere e as praias Piha, Muriwai e Karekare – famosas por conta do surf – apareceram constantemente como cenário da produção. O lago Wainamu e o córrego Waiti também foram usados como palco de gravações. O trajeto de carro até o parque leva cerca de 40 minutos partindo de Auckland, porém, existem várias trilhas que levam às diferentes praias e pontos turísticos. O local disponibiliza espaço para acampamento com banheiros e água aos visitantes.

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

QUER AJUDA PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

Entre em contato, opine e participe com sugestões para o blog

Sending

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *