10 cenários de desenhos para visitar na vida real

Imagine visitar as paisagens selvagens de O Rei Leão, as praias de Lilo & Stitch, mergulhar nas ruas estreitas e culturais de Aladdin, passar a noite na gótica Catedral do Quasimodo na França e tantos outros paraísos exibidos nos desenhos. Muitos deles não existem, mas alguns são inspirados em  lugares reais e conhecer um desses destinos é como uma viagem ao mundo da fantasia. Fiz uma lista com 10 lugares para você colocar na sua lista.

Cena de O Rei Leão e imagem da Reserva Nacional de Maasai Mara, no Quênia
Cena de O Rei Leão e imagem da Reserva Nacional de Maasai Mara, no Quênia

Rei Leão e a Reserva Nacional de Maasai Mara
É um clássico da Disney, premiado, aclamado, com uma história de tirar lágrimas dos olhos e uma paisagem incrível. A minha primeira ida ao cinema foi para assistir O Rei Leão! Você não vai encontrar um leãozinho falante como o Simba, um tucano para te guiar ou um javali amigo de um suricato, mas as belezas naturais estampadas na animação podem ser vistas no parque mais famoso do Quênia, a Reserva Nacional de Maasai Mara. A área de 1.510 km² está na área do Vale do Rift, que se estende desde o Mar Mediterrâneo até a África do Sul, entre bosques, escarpas, pastagens e terreno pantanoso. Nas planícies de Masai Mara, você pode avistar zebras, leões, rinocerontes, hienas, búfalos e outras espécies locais.

O parque fica a 270 quilômetros de Nairobi e oferece diferentes tours com acampamento para conhecer a vida selvagem africana. O ideal é passar de três a quatro dias na reserva entre julho e outubro, os melhores meses para visitar a atração.

A Bela e a Fera e a francesa Colmar
O conto de fadas se passa na França e sabe aquela vila de pessoas simpáticas e alegres onde Bela vive?  Ela existe. O cenário do desenho foi inspirado na comuna Colmar, na região leste da França, perto das fronteiras com Alemanha e Suíça. Colmar fica na área de Alsácia que já foi território da Alemanha no passado e carrega um mix de cultura francesa e alemã. A população da vila não chega a 70 mil e o lugar atrai turistas pelo vinho, charme e pontos históricos. As casinhas de madeira em estilo alemão, o centro antigo e lojinhas encantam os visitantes. Colmar fica a 560 quilômetros de Paris e a  149 quilômetros de Zurique.

Cena de A Bela e a Fera e imagem da comuna francesa Colmar, que faz fronteira com a Alemanha e com a Suíça
Cena de A Bela e a Fera e imagem da comuna francesa Colmar, que faz fronteira com a Alemanha e com a Suíça

Aladdin e Agra
Foi o meu desenho favorito por anos, sempre quis um gênio para mim e um tapete mágico. A história do menino pobre que se apaixona por uma princesa, inspirada no conto árabe Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, de Mil e uma Noites, fez sucesso nos anos 1990. Agrabah é uma cidade fictícia, mas Agra, na Índia, existe: é conhecida pela quantidade de macacos nas ruas – quem não se lembra de Abu, o melhor amigo do Aladdin? – e, claro, por abrigar o monumento indiano mais famoso, o Taj Mahal. Considerado Patrimônio da UNESCO, o Taj Mahal foi inspiração para criar o palácio de Jasmine e seu pai, o sultão. Agra fica a cerca de 208 quilômetros ao sul de Nova Deli, o trajeto pode ser feito de carro ou transporte público.

O palácio de Jasmine, da animação Aladdin, e o Taj Mahal, em Agra, na Índia
O palácio de Jasmine, da animação Aladdin, e o Taj Mahal, em Agra, na Índia

O Corcunda de Notre-Dame e a Catedral francesa
O romance francês foi criado em 1831 com relatos sobre a vida medieval em Paris nos arredores da Catedral de Notre-Dame, com a intenção de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do monumento histórico. A história virou filme nos anos 1990, com Quasimodo, o tocador de sinos corcunda da Catedral. As gárgulas da Catedral que é uma das mais antigas na França não são animadas, Quasimodo não vive trancado no monumento e tampouco a Catedral serve como abrigo para Esmeralda, mas os detalhes góticos da arquitetura da Catedral de Notre-Dame vão te fazer viajar pelas cenas da animação. A Catedral fica às mages do rio Sena, em Paris, e abre diariamente para visitação.

A Catedral de Notre-Dame, na França
A Catedral de Notre-Dame, na França

Mulan  e a Cidade Proibida
A produção foi um marco na trajetória dos filmes da Disney, quando a princesa  deixou de ser a figura indefesa esperando para ser resgatada pelo príncipe encantado. Pelo contrário, Mulan é uma guerreira chinesa que enfrenta vários perigos na trama. A animação usa referências chinesas diversas, e em uma das cenas principais, quando Mulan luta contra o vilão Shan-Yu, o cenário escolhido foi inspirado na Cidade Proibida, em Pequim.  A arquitetura, cores e detalhes do Patrimônio da Unesco na vida real foram bem respresentadoes no desenho. A Cidade Proibida foi o palácio imperial na China durante quase cinco séculos. Atualmente, abriga um museu com coleções e tesouros de mais de 20 imperadores.

mulanmontagem
A Cidade Proibida na China

Lilo & Stitch e Kauai
A história de duas irmãs órfãs vivendo de frente para praia, pegando ondas, dançando hula e enfrentando grandes aventuras ao lado do alienígena Stitch se passa no Havaí. A produção usou não só referências das paisagens da ilha Kauai, a mais velha e quarta maior do arquipélago, como também da cultura local, como a tradição da família havaiana “ohana”. São vários pontos de Kauai que aparecem no cenário da animação, entre eles, o farol Kilauea, a costa Na Pali e um hotel de luxo na ilha. Kauai tem cerca de 1.430km²  e recebe chuvas quase todos os dias do ano, o que cria um ambiente excelente para o crescimento de plantas. É possível chegar à ilha de avião ou barco. Kauai também foi usada como cenário para o filme Jurassic Park. É um paraíso.

Cena de Lilo & Stitch e imagem do farol Kilauea, na ilha Kauai
Cena de Lilo & Stitch e imagem do farol Kilauea, na ilha Kauai

Madagascar e a maior ilha da África
As aventuras de Alex, Marty, Melman e Glória que deixam o ambiente calmo de um zoológico nos EUA, para explorar a vida selvagem de verdade fizeram tanto sucesso que ganharam mais dois filmes após o primeiro. Os diretores viajaram pela África para criar o cenário usado na animação e o local escolhido como referência foi a maior ilha do continente africado: Madagascar. A cena de chegada à ilha tem uma paisagem bem parecida com a praia paradisíaca da ilha Nosy Be, ao norte de Madagascar. Os baobás mostrados na animação chegam a 40 metros de altura na ilha. Madagascar tem uma biodiversidade “animal”, mais de 90% da vida selvagem lá não pode ser encontrada em outro lugar no planeta. Cerca de 20 milhões de pessoas vivem na ilha e o ecoturismo está entre as principais fontes de renda da população. O melhor período para visitar Madagascar é entre os meses de maio e outubro.

Cena da animação Madagascar e imagem da ilha na África
Cena da animação Madagascar e imagem da ilha na África

UP e o Salto Ángel
O sonho do senhorzinho viúvo de encontrar um paraíso para viver foi sucesso de bilheteria. Na animação, Carl Fredericksen usa balões para levar a casa onde mora até um lugar entre cachoeiras, que foi inspirado em Salto Ángel, que tem 979 metros e está localizado na Venezuela.  É a maior queda d’água do mundo, 15 vezes maior do que as famosas Cataratas do Niágara, fica no Parque Nacional de Canaima e é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Para chegar lá, é preciso pegar um bimotor partindo de Ciudad Bolivar, a 588 quilômetros de Caracas. O trajeto a bordo da pequena aeronave dura cerca de uma hora e meia.

O paraíso do filme UP e San Ángel, na Venezuela
O paraíso do filme UP e San Ángel, na Venezuela

Frozen e os fiordes da Noruega
Você quer brincar na neve?… O desenho musical foi inspirado na história A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, e considerado um dos melhores já produzidos pela Disney. As aventuras das irmãs Elsa e Anna se passam em diferentes cenários, inspirados em vários lugares do mundo, mas é a arquitetura e fachada de casas coloridas de Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, que deu cara para Arendelle. Bergen fica na costa oeste do país e é cercada por fiordes e gelerias, como Hardanger e Sognen , que também inspiraram a produção. No inverno, a região fica toda coberta de gelo. Bergen fica a 462 quilômetros de Oslo.

frozenmontagem
Os fiordes da Noruega serviram de inspiração para Frozen

Atlantis e Angkor Wat
A animação de ficção científica relata as aventuras de Milo Thatch e a busca pela cidade perdida de Atlântica, que ele acredita estar indicada em um livro. Apesar de a história ser baseada na lenda de uma cidade na Grécia, o cenário de Atlântica foi inspirado no famoso templo Angkor Wat, localizado a pouco mais de cinco quilômetros de Siem Reap, no Camboja. É o maior monumento religioso do mundo, símbolo do país e consiuderado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O templo faz parte do complexo de templos Angkor e é o mais conservado entre as contruções nos 200km² da área. Angkor é um destino turístico importante do Camboja e abre diariamente para visitas. O dinheiro arrecadado com ingressos é usado para preservação do local.

Atlantis e o monumento Angkor Wat, no Camboja
Atlantis e o monumento Angkor Wat, no Camboja

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *